tag:blogger.com,1999:blog-787311109197846452023-11-15T06:02:13.856-08:00interagindo com cyndycyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.comBlogger40125tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-1727083663408729022010-05-30T22:02:00.000-07:002010-05-30T22:10:43.825-07:00Agradecimentos e Confraternização - 26/05/201026/05/2010<br /><br />A equipe de estagiários se reuniu com todos os funcionários da escola para uma pequena confraternização com o objetivo de agradecer a todos: Gestora, professores e funcionários da escola Maria Rodrigues Tapajós.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-71240676203970097212010-05-30T21:51:00.000-07:002010-05-30T22:11:44.167-07:00Reunião da Equipe de Estagiários - 25/05/201025/05/2010<br /><br />Neste dia sentamos em reunião com o objetivo de organizar materiais de trabalho como: Ficha de freqüência, fotos para o relatório final e para organizarmos, também uma pequena confraternização com todos os funcionários da escola, em agradecimento, no dia seguinte.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-66730901229671703272010-05-30T21:29:00.000-07:002010-05-30T21:51:19.956-07:00Aplicação do Plano de Ação-Leitura e Escrita - 24/05/2010Dia 24/05/2010<br /><br />Aplicação do Plano de Ação - Leitura e Escrita<br /><br />As atividades pedagógicas começam com uma historinha cujo nome, Um Garotinho chamado Amor em seguida o estagiário Richard é convidado a cantar uma música (Por dentro por fora, alto ,baixo) e então as crianças começam a recontar a historia enquanto a professora escreve as palavrinhas no quadro branco (paz,alegria,amizade...)na seqüencia criação e construção da história na cartolina.<br /><br />Obs: A turminha é/ou estava atenta, participaram de todas as atividades propostas pela professora, alguns não consegue copiar do quadro branco.<br /> Não houve aula para o ensino infantil, as professoras estavam em planejamento.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-7366320257574453072010-05-30T20:42:00.000-07:002010-05-30T21:28:06.954-07:00Culminância dos Planos de Ação - Coleta Seletiva21/05/2010<br /><br />Culminância do Plano de Ação – Coleta Seletiva e Inclusão<br />Chegamos bem cedo no campo de estágio e preparamos os locais onde implantaríamos a Coleta Seletiva e os cestos de lixo, em seqüência fomos para as salas conversamos com as crianças sobre o que íamos fazer neste dia, com a participação deles, levamos as turminhas para a área superior da escola onde implantaríamos por primeiro a Coleta Seletiva fizemos revisão da temática depois, seguimos com as crianças para implantarmos na parte debaixo da escola, no momento da implantação dávamos aos alunos um lixo (plástico,orgânico e papal, limpos) e eles jogavam no lixeiro correspondente e para finalizar foram postas as lixeiras em local de fácil acesso aos alunos. Meninos bem ensinados acertavam sempre, eles mostravam muito contentamento com as atividades diferenciadas das de sempre.<br /><br />“Os discentes precisam um pouco mais de atenção e credibilidade para assimilar o que lhe é ensinado”.<br /><br />Obs.: As atividades foram desenvolvidas com as duas turmas de ensino infantil.<br /><br />A partir desse momento os pais chegam para assistir a Palestra da Professora Mariazinha, do Núcleo de Educação Especial da Ufam, atividade do Plano de Ação, cujo tema: Inclusão, da equipe Richard e Davi Heron.<br />A Palestra não foi extensa, porém, muito rica em informações trazidas pela palestrante foi de muito proveito. Os pais, não têm resposta para muitas de suas perguntas em relação a essa questão, e essa foi uma oportunidade grandiosa, dada pelos alunos da Ufam a eles, estavam ansiosos. Os pais questionavam e perguntavam, parece que era a oportunidade que eles tanto esperavam ficar diante de uma profissional com um vasto conhecimento no assunto em que os interessava muitíssimo.<br />A Professora Mariazinha diz:<br />“Hiperatividade não pode confundir com falta de limites, tem que se trabalhar raciocínio lógico, xadrez, informática.<br /> Inclusão – A escola tem que assumir e a família, ORIENTAR.<br />Práxis - interacionismo, construtivista.<br /><br />Ao final se pôs a disposição da escola e dos pais.<br /><br />Obs.: Neste dia as aulas pararam as 09h00min horas pelo fato de a Palestra da professora Mariazinha, acontecer na escola com a comunidade escolar.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-483827054822144282010-05-28T21:21:00.000-07:002010-05-28T21:22:39.218-07:00Aplicação do Plano de Ação-Coleta Seletiva (20/05)20/05 /2010<br /><br />Aplicação do Projeto de Ação- Coleta Seletiva.<br />As atividades desenvolvidas hoje foram através do lúdico. Dividimos os discentes em equipe de 04 e 03 em seguida, perguntamos aos alunos quem conhecia o jogo, alguns disseram que sim posteriormente explicamos a brincadeira e fomos à ação junto com as crianças, distribuímos o jogo da memória com 10 peças para cada mesa e entramos no jogo com eles, a diversão tomou conta da sala. Ao final da aula a equipe se reuniu com o objetivo de confeccionar as lixeiras de acordo com a Coleta Seletiva, também separamos papel, plástico e orgânico para exemplificar no concreto para as crianças durante a implantação da Coleta Seletiva.<br />Obs.: Utilizaremos na implantação três lixeiras, cujas cores correspondem ao Plástico, Papel e orgânico, pelo fato de ser as mais usadas no âmbito escolar.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-48267207115974904972010-05-28T21:17:00.000-07:002010-05-28T21:20:27.418-07:00Aplicação do Plano de Ação-Coleta Seletiva (19/05)19/05 /2010<br /><br />Aplicação do plano de Ação-Coleta Seletiva.<br />Foram realizadas atividades mimeografadas de pinturas, atividade estas cujo objetivo é levar o aluno a relacionar corretamente o lixo com a cor correspondente. Atividade 01, o aluno teria que pintar o caminho que levaria ao cesto de lixo com a cor correspondente ao lixo da partida; atividade 02, os alunos teriam que pintar o desenho do lixo de acordo com a cor da Coleta Seletiva. Ao final da aula a equipe se reuniu e confeccionou um jogo da memória com tampas de garrafas pet, com as cores da Coleta Seletiva para o dia seguinte.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-88787795148805585952010-05-28T21:15:00.000-07:002010-05-28T21:17:25.467-07:00Aplicação do Plano de Ação-Coleta Seletiva (18/05)18/05/2010 <br /><br />As atividades de hoje começa com uma breve revisão da aula anterior, em seguida colhemos as figuras solicitadas anteriormente e levamos aos alunos um a um a produzir a montagem do painel onde era dada a eles uma figura e eles colavam de acordo com a cor e o lixo no painel que estava fixado no quadro.Ao final fixamos o painel produzido pelos alunos na parede principal da escola. A equipe se reuniu e elaborou as atividades relacionadas à Coleta Seletiva para dia seguinte.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-65286937586602328642010-05-28T21:10:00.000-07:002010-05-28T21:15:51.503-07:00Aplicação do Plano de Ação-Coleta Seletiva (17/05)De 17/05 a 21/05/2010<br /> <br /> Aplicação do Plano de Ação - Coleta Seletiva.<br /><br />Dia 17/05- Para iniciar fez-se uma sondagem através de perguntas com o objetivo de testar o conhecimento dos docentes sobre a temática, em seqüência fizemos a introdução teórica sobre o meio ambiente e as formas de preservação da natureza enfatizando o tema do Plano: Coleta seletiva.As atividades realizadas partiu do concreto, confeccionamos cinco miniaturas de cesto de lixo com as cores relacionadas aos materiais, papel,vidro,plástico,orgânico,metal.<br />Ao final da aula pedimos por escrito às crianças que trouxessem figuras de papel, vidro, plástico, orgânico, metal para atividades do dia seguinte.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-34458419918079659802010-05-28T21:07:00.000-07:002010-05-28T21:10:37.339-07:00Encontro na Ufam (14/05)14/05/2010<br /><br />Encontro na ufam.<br />As equipes são atendidas na sala da vice-direção pela Orientadora do estágio a Drª Ana Castro, que nos enviou o cronograma de atendimento via imail. A atenção da professora é incontestável, explica oral e escrito passo a passo os nossos próximos atos no estágio.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-67636393699803140252010-05-28T20:57:00.000-07:002010-05-28T21:00:15.593-07:00Aplicação do Plano de Ação-Leitura e escrita (13/05)13/052010<br /><br />Aplicação do Plano de Ação de Língua Portuguesa com o tema: Leitura e Escrita.<br />Conversa informal sobre o dia da Abolição da Escravatura, seguida de uma historinha: A Menina do Laço de Fita, com a finalidade de mostra aos alunos a diversidade cultural enfatizando a data comemorativa do dia e colocando a importância de todo ser humano seja eles branco ou negro. Os alunos reconstruíram a história em forma de cartão para passar ao coleguinha com o objetivo de trabalhar valores e conceitos, continuando a aquisição de conhecimento sobre a elaboração de texto escrito.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-54835913427123315772010-05-28T20:54:00.000-07:002010-05-28T20:57:10.127-07:00Regencia de Sala - Ensino Infantil (12/05)12/05/2010<br /><br />Regência na turma de Educação infantil, sala 03 turma da professora Márcia, foi enfatizado o assunto: Meio Ambiente, uma prévia do tema que trabalharíamos no plano de Ação com a turminha. A aula foi desenvolvida através de historinhas tiradas do próprio contexto das crianças. <br />As crianças se sentiram a vontade com a nossa presença, nos ajudaram no desenvolvimento da aula e ao final se despediram foi muito legal elas são um amor.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-29099052013882046032010-05-27T09:07:00.000-07:002010-05-28T20:43:06.290-07:00Aplicação do Projeto de Ação - Leitura e Escrita11/05/2010<br /><br />As atividades aconteceram no 3º ano sala 10 professora Cleomisa, aplicação do Plano de Ação de Língua Portuguesa - Leitura e Escrita.<br />As atividades pedagógicas iniciaram com a Corrida Maluca, em seguida- O Caça Tesouro; escrita das palavras corretas desenvolvida no quadro e para finalizar a construção coletiva de uma história feita pelos alunos no quadro branco, cujo tema “Amigos da Floresta”, em sequência reconstrução da Historinha com pinturas. Verificou-se que as dificuldades estão em palavras escritas com: s, z, ç, ss.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-35948308991559870842010-05-27T07:05:00.000-07:002010-05-27T08:31:08.807-07:00Início de Aplicação do Projeto de AçãoDia 10/05/2010 (segunda-feira)<br /><br />Inicio da aplicação do Plano de Ação dos estagiários da escola Maria Rodrigues Tapajós.<br />O projeto de Leitura e Escrita da Dupla Kátia e Jaciete foi o primeiro a se desenvolver neste dia na sala 10 da proª Cleomisa – 3° ano, Em sala uma pequena abertura, cumprimentos aos alunos; conversa informal; música e uma breve oração.<br />Conteúdo do dia: Língua Oral e Escrita.<br />Para a introdução do assunto foi contado a Historia: “O Menino que Começou a Ver uma Roda no Chão”, as crianças foram instigadas a recontar a história e escrevê-la no quadro, confeccionaram livro escrevendo e desenvolvendo a história contada no quadro branco.<br />Observações: Os discentes entraram totalmente no contexto da aula, os alunos com dificuldade de aprendizagem se sentiram mais estimulados a participar das atividades. Houve bom proveito na aquisição da aprendizagem.<br /> <br /><br />“Se as aulas fossem mais dinâmicas os alunos teriam mais positividades em suas aprendizagens”.<br /><br />“Traga o aluno para o contexto da aula, depois é só elogios (alunos)”.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-56509705525497340332010-05-25T09:45:00.000-07:002010-05-25T19:25:37.040-07:00Continuação da defesa do diagnóstico - UfamDia 07/05/2010 - Sexta-Feira<br /><br /> A Rizoleide e sua equipe fizeram a exposição do diagnóstico da escola Márcio Nery, em seguida a equipe da Faiedra com o diagnóstico da escola CMEI - Maestro Dirson Costa, e, para finalizar a Christiana, que está trabalhando individual, defendeu o diagnóstico da Coordenação todas as equipes a meu ver foram ótimas, particularmente amei as apresentações, não gostei da realidade do Marcio Nery, onde a biblioteca e fechada para todos, considero um crime essa atitude no âmbito escolar.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-70597050983482480062010-05-25T09:22:00.000-07:002010-05-25T09:43:00.919-07:00Estágio em Supervisão e Orientação Escolar - Regência06/05/2010 - Quinta - Feira<br /><br />O dia está muito chuvoso, mas estamos aqui para realizarmos as atividades de hoje.<br />Levamos os alunos da professora Maria (licença) para a sala de aula em seguida a diretora trouxe outros alunos que a professora não veio para a escola.<br />O Richard fez a acolhida na sala, cantou duas músicas com a turminha e fez uma oração.<br />Em seguida vamos ao trabalho:<br />Alfabeto 26 letras, Vogais 05 letras, consoantes 21 letras foram explicados um a um posteriormente fizemos atividades. <br />No pátio da escola aconteceu um bingo com o objetivo de levantar fundos para a festinha das Mães e em seguida aconteceu a reunião de pais e mestres da escola.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-4018135412573234852010-05-24T20:55:00.001-07:002010-05-25T09:16:26.327-07:00Estágio em Supervisão e Orientação Escolar - RegênciaDia 05/05/2010<br /><br />Ao entrar na sala foram realizadas dinâmicas como: Quem tem gato?Cachorro?Piolho? Nome e fruta, cujo objetivo é trazer as crianças para o contexto da aula.<br />O assunto do dia: Nome, sobrenome, alfabeto, letras de forma e cursiva.<br />Através das atividades realizadas foram identificados os alunos que sabem ou não responder, e outros problemas relacionados às atividades desenvolvidas. Ao final fizemos atividades mimeografadas para casa.<br />No pátio da escola aconteciam os ensaios para as festividades em comemoração ao dia das Mães com as turmas da professora Cleomisa, Vera, alzenice e o ensino infantil. O CD usado para o ensaio é da cantora Suelem Lima - O Dom da Vida e a música é Você é Especial.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-32393889553792579892010-05-24T20:22:00.001-07:002010-05-24T20:22:57.275-07:00Estágio em Supervisão e Orientação EscolarDia 31 de março de 2010.<br /> <br />Visitamos o campo de estágio a escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós; Localizada no bairro do Coroado acompanhados da professora Ana Castro, orientadora, que se apresentou e nos apresentou para a diretora, a professora Auzeni, que nos levou para conhecer o estabelecimento de ensino, corpo docente e discente e funcionários presentes no turno matutino. Em seguida a professora Ana castro fez reunião com os alunos estagiários e falou sobre: seminário, fichas a serem enviadas via email, revisou o cronograma e os dias de estágio na escola, estando tudo subentendido a orientadora finalizou sua participação nas atividades do dia.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-64941170986899772882010-05-18T20:48:00.000-07:002010-05-18T21:19:18.755-07:00Estágio em Supervisão e Orientação EscolarDia 04/05/2010<br /><br />Uau... Um lindo painel na parede de entrada da escola, em homenagem ao dia das Mães (08/05/2010). E no portão de entrada da escola (usado como quadro de avisos) está o cartaz informativo da semana.<br />A pedagoga Valéria se aproxima. Conversamos sobre assumir a sala do 2º ano da professora Francisca, sala 01, pois, ela se encontrava de licença pelos próximos oito dias, aceitamos.<br />Para finalizar nos reunimos com a pedagoga para informar e organizar as realizações que será feita pelos alunos estagiários na escola nesse período de finalização de estágio.<br />Cena da Semana: A pedagoga ajuda individual e na própria sala um aluno do professor Afonso do 1º ano, com leitura, ou seja, dando aula de reforço.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-81085612076624329722010-05-18T20:45:00.000-07:002010-05-18T20:46:58.944-07:00Conclusão de trabalhos para o TCC - UfamDias 26,27,28,29 e 30/04/2010, as atividades foram desenvolvida na sala de estudos da Ufam no tuno matutino, dentre elas a Construção do Diagnóstico, Matriz Analítica e Plano de Ação. A dedicação dos estagiários fez com que os trabalhos fossem concluídos conforme entendimento nas atividades desenvolvidas.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-84342960512601912262010-05-18T20:07:00.000-07:002010-05-18T20:35:22.674-07:00Estágio em Supervisão e Orientação EscolarDia 03/05/2010 - Segunda-Feira<br /><br />Encontro na Ufam.<br />Entrega e defesa do diagnóstico, Plano de Ação e Matriz Analítica em forma de slides.<br />Particularmente me sinto lisonjeada por fazer parte do trabalho gostei da metodologia de apresentação.Chama-me atenção também é a forma como a orientadora conduz o seu trabalho,nos passa confiança e assim um pouco do nervosismo se vai, as vezes ela parece até um de nós é muito gratificante pra mim ser um deles, minha visão muda a cada dia que se passa nesse novo contexto da minha caminhada rumo a mais um degrau que pretendo subir na minha carreira de Professor educador.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-51143645116218887922010-05-18T19:32:00.000-07:002010-05-18T20:02:47.739-07:00Estágio em Supervisão e Orientação EscolarDias 26,27,28,29 e 30/04/2010, as atividades foram desenvolvida na sala de estudos da Ufam no tuno matutino, dentre elas a Construção do Diagnóstico, Matriz Analítica e Plano de Ação. A dedicação dos estágiarios fez com que os trabalhos fossem concluídos confome entendimento nas atividades desenvolvidas.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-41176849090218778642010-05-17T18:20:00.000-07:002010-05-17T18:23:00.184-07:00Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade (Thodoro Roosevelt)cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-918126414399137732010-05-17T18:18:00.000-07:002010-05-20T20:46:28.740-07:00Refletindo nosssa Práxi PedágogicaEducar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.(Maria, a maior educadora da História)cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-3532904222541509842010-05-17T17:41:00.000-07:002010-05-20T20:50:48.241-07:00Estágio em Supervisão e Orientação EscolarDia 23/04/2010<br /><br /> Seminário na UFAM.<br /> <br />O grupo 05 se apresenta e defende o tema: Ação Coletiva - Meios e Técnicas da Supervisão e Orientação Escolar.<br />Foi ai que conheci a sócio matriz que é uma tabela para representar, e o sociograma onde consiste na identificação das diversas estruturas que representa, e é através de teste com ele que iremos saber os problemas dos alunos(estudo de caso).<br />Esse tema foi o mais esperado por mim do seminário: PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA E MATRIZ ANALÍTICA, pois meus colegas e eu não sabíamos e o que era, então, a Chris nos esclareceu que se tratava de um plano para trabalhar no projeto de ação e que era fácil de montar, nos mostrou como é construída em fim nos apresentou a matriz analítica. <br />Estou amando estar neste novo mundo do conhecimento, fico encantada com tantas informações valiosas do curso de Pedagogia, me sinto entusiasmada a prosseguir.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-78731110919784645.post-29966499238172653852010-05-17T17:24:00.000-07:002010-05-17T17:26:34.749-07:00Estagio em Supervisão e Orientção EscolarDia 23/04/2010<br /><br /> Seminário na UFAM. <br />O grupo 05 se apresenta e defende o tema: Ação Coletiva - meios e técnicas da Supervisão e Orientação Escolar.<br />Foi ai que conheci a sócio matriz que é uma tabela para representar, e o sociograma onde consiste na identificação das diversas estruturas que representa, e é através de teste com ele que iremos saber os problemas dos alunos(estudo de caso).<br />Esse tema foi o mais esperado por mim do seminário: PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA E MATRIZ ANALÍTICA, pois meus colegas e eu não sabíamos e o que era, então, a Chris nos esclareceu que se tratava de um plano para trabalhar no projeto de ação e que era fácil de montar, nos mostrou como é construída em fim nos apresentou a matriz analítica. <br />Estou amando estar neste novo mundo do conhecimento, fico encantada com tantas informações valiosas do curso de Pedagogia, me sinto entusiasmada a prosseguir.cyndyhttp://www.blogger.com/profile/12292720827290053596noreply@blogger.com0