Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 22/04/2010

Visita no campo de estagio da Professora Orientadora, a Dra. Ana Castro.
Neste dia faz-se o Planejamento mensal da escola.
No primeiro momento fazem um café com o grupo de professores, posteriormente iniciam o planejamento com o tema: A família e a Formação do Educando.
Problema: A família joga a responsabilidade geral do seu filho para a escola, o planejamento terá a duração individual /ou por serie de 26/04/ a 27/05/2010.
Fazem analises sobre os avanços e qualidades do planejamento e democraticamente falam sobre as datas comemorativas que sucedem: Dia das mães; dia do trabalho; dia da abolição da escravatura e no final a gestora passa orientações e informativos da SEMED.
No segundo momento as professoras entram para suas salas onde fazem seus planejamentos individuais /em grupo, acompanhamos as professoras Márcia do 2º período; Luciana do 2º ano e Cleomisa do 3º ano elas se reúnem para planejar no caderno suas aulas diárias.
A Pedagoga participa de todos os planejamentos da escola.
È importante frisar que o planejamento é em data única para todas as escolas da SEMED e o sistema adotado e o seriado.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 20/04/2010

Ao entrar observou-se que os alunos da sala 02 estavam sem professores, e as salas do andar de cima estavam trancadas, mas logo o problema foi contornado as 08h15min as salas são abertas. Continuamos a trabalhar no diagnóstico da escola.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 15/04/2010

Trabalhamos as atualizações do Diagnóstico


Dia 16/04/2010

Seminário na UFAM.
Antes do Seminário recebemos informativos sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso.

TEMAS:
Trajetória da Supervisão Escolar (Paulo Ricardo)
A Supervisão e a Organização Escolar (Paulo Ricardo)


Dia 19/04/2010

Iniciamos o dia debatendo sobre o seminário do dia 16/04, cujos temas traziam informações de fundamental importância a nossa formação, portanto textos ricos em informações que nos fizeram entender e nos situar melhor no curso.
Fizemos observações ao entrar na escola que no pátio havia cartazes sobre a Dengue, foi uma atividade apresentada pela turma do 5º ano A, na Prevenção sobre a Dengue.
Em seguida os alunos saem mais cedo, devido o fechamento do bimestre, as professoras das salas 02, 05,06, e 08 estão em curso de formação promovido pela SEMED, cujo tema “Alfabetização”

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 14/04/2010

Iniciamos as atividades de hoje atualizando o diagnóstico com os dados coletados individualmente.
A diretora nos convida a participarmos do I Seminário de Painéis das escolas municipais enfatizando a Missão, Qualidade, Metas, Histórico, Recursos das escolas. Dividimos a equipe de estagiários e fomos participar, pois o Painel faz parte do trabalho Pedagógico. Seguimos com a Gestora, Pedagoga e a aluna Sandra do 5º ano do turno vespertino a qual iria apresentar a dança cultural da escola, o Hino Nacional.
As apresentações tiveram inicio as 09h00min horas da manhã. A escola - CMEI padre Luiz ruas localizada no bairro da Mauazinho, abriu as apresentações. Posteriormente:
- CMEI padre poeta Antonio Gonçalves Dias - Bairro Armando Mendes.
- CMEI poeta Manoel Bandeira
- Neli Assis dos Santos
- Moises de frança Viana - Jorge Teixeira
- Mª Rodrigues tapajós – ouro verde
- Chapeuzinho de palha – coroado II
- Catarina da costa - coroado II
- Mª do Carmo Rebelo de Souza, dentre outras. Todas somavam quatorze escolas.
As apresentações foram feitas de forma dinâmica e organizadas, porém o tempo estipulado de 05 minutos não foi suficiente para a explanação de algumas escolas.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 07/04/2010

Chuva intensa, mas estamos aqui para realizarmos as atividades de hoje. Revisamos o diagnóstico, novamente corrigimos as provas de progressão do 3º ano aplicados anteriormente da disciplina de matemática.

Dia 08/04/2010

Iniciamos o dia montando o trabalho da nossa equipe para o seminário.
Revisamos o diagnóstico, aplicamos e corrigimos provas de reclassificação de séries variadas. Os alunos apresentavam grandes dificuldades na interpretação das questões. Posteriormente pedimos reunião com a pedagoga valeria, para entrarmos no consenso em relação às atividades a serem realizadas na próxima semana e abordarmos assuntos referentes aos problemas enfrentados pela escola na sua visão de Pedagoga. Perguntas foram feitas como: Quais as dificuldades da pedagoga em relação aos alunos a escola?
A pedagoga Valéria responde sem êxitar: Leitura e Escrita. Complementa dizendo que é o mesmo problema dos professores em fim da escola.
Perguntamos: O que esta sendo feita para solucionar o problema?
Trabalhamos com projetos de leitura e escrita dentro da nossa realidade. Mostrou-nos a cópia dos Projetos de Língua Portuguesa: Os contos de Fada e Dengue que terá sua culminância em abril.
E assim concluídos as atividades do dia.


Dia 09/04/2010

Verificamos o plano de trabalho anual da escola, posteriormente, discutimos sobre as atividades a serem realizadas no dia do índio (plano de ação).

Dia 12/04/2010

Seminário na UFAM.
TEMAS:
Pedagogia, Pedagogos pra que?(Paulo Ricardo)
O papel dos pedagogos. (Paulo Ricardo)
Supervisão: do sonho a ação - uma prática em transformação (Mary Rangel)


Dia 13/04/2010

Debatemos sobre o seminário do dia anterior na Ufam.
Continuamos os trabalhos do diagnóstico da escola e as atualizações a serem feitas, dividimos as tarefas individuais entre o grupo após minuciosa leitura e averiguação, fomos à prática.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 06/04/2010

Para iniciar os trabalhos observamos á hora da entrada dos alunos para as salas, as crianças formavam filas de acordo com as turmas e entravam acompanhadas dos professores referentes à turma, é visível a preocupação do todos com a subida dos alunos, a escada apresenta grande perigo, porém a turma do 2º ano não entrou, pois, a professora não compareceu a escola, a pedagoga senta com eles e seleciona o processo de cada um para verificar endereço e telefone, tendo as informações, entra em contato com os responsáveis para buscá-los na escola em seguida nos convida a acompanhar a aplicação da prova de progressão da disciplina de matemática na sala 10 turma, 2º ano com a professora Cleomisa Tavares, os alunos estavam perdidos em relação aos assuntos abordados na avaliação, cuja deficiência é proveniente da leitura e interpretação das questões.
Terminando o recreio o professor Afonso realiza atividades lúdica na área que a escola dispõe, com a turma do 1º ano, cuja idade varia de 6 a 7 anos de idade. Registramos as atividades com fotografias.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 05/04/2010

Inicio das atividades de estágio na escola Maria Rodrigues Tapajós.
Conversamos com a pedagoga Valeria, sobre as atividades de estágio na escola. Em seguida nos convida para colaborarmos na correção das provas de progressão de ano, aplicadas no dia anterior, realizadas para atender ao sistema educacional Municipal, na verdade a escola não dispõe de vagas, caso eles passem, nos dirigimos a sala da ludoteca e corrigimos as provas das disciplinas de língua portuguesa e matemática. Posteriormente nos convida a mais uma atividade que se realizará na sala da turma do 2º ano, aplicação da prova de progressão da disciplina matemática, aplicamos as provas. Atividades realizadas foram registradas com fotografias.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 05/04/2010

Inicio das atividades de estágio na escola Maria Rodrigues Tapajós.
Conversamos com a pedagoga Valeria, sobre as atividades de estágio na escola. Em seguida nos convida para colaborarmos na correção das provas de progressão de ano, aplicadas no dia anterior, realizadas para atender ao sistema educacional Municipal, na verdade a escola não dispõe de vagas, caso eles passem, nos dirigimos a sala da ludoteca e corrigimos as provas das disciplinas de língua portuguesa e matemática. Posteriormente nos convida a mais uma atividade que se realizará na sala da turma do 2º ano, aplicação da prova de progressão da disciplina matemática, aplicamos as provas. Atividades realizadas registradas com fotografias.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 31 de Março de 2010.

Visitamos o campo de estágio a escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós; Localizada no bairro do Coroado, acompanhados da professora Ana Castro-orientadora, que se apresentou e nos apresentou para a diretora, a professora Auzeni, que nos levou para conhecer o estabelecimento de ensino, corpo docente e discente e funcionários presentes no turno matutino. Em seguida a professora Ana castro fez reunião com os alunos estagiários e falou sobre: seminário, fichas a serem enviadas via email, revisou o cronograma e os dias de estágio na escola, estando tudo subentendido a orientadora finalizou sua participação nas atividades do dia.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

Dia 31 de Março de 2010.

Visitamos o campo de estágio a escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós; Localizada no bairro do Coroado acompanhados da professora Ana Castro, orientadora, que se apresentou e nos apresentou para a diretora, a professora Auzeni, que nos levou para conhecer o estabelecimento de ensino, corpo docente e discente e funcionários presentes no turno matutino. Em seguida a professora Ana castro fez reunião com os alunos estagiários e falou sobre: seminário, fichas a serem enviadas via email, revisou o cronograma e os dias de estágio na escola, estando tudo subentendido a orientadora finalizou sua participação nas atividades do dia.

Estágio de Orientação e Supervisão Escolar

“EDUCAÇÃO É COISA DO CORAÇÃO”.
(DOM BOSCO)